top of page
O pinguim e a foca
A foca estava há dias perto de uma tomada, constantemente a carregar seu celular. Enquanto pulsava, o pinguim apareceu lhe perguntando por que motivo a foca não saía dali, tendo em vista que sua bateria estava cheia. A foca lhe respondeu : ora, não fico aqui à toa. Caso alguma catástrofe ocorra eu estarei com a bateria cheia.
A formiga
A formiga tinha o hábito de sair do formigueiro todas as noites para observar as estrelas. Como as luzes da cidade ofuscavam sua vista, ela sempre buscava um beco mais escuro e usava um aplicativo para encontrar mais facilmente as constelações. Certa vez, perambulando pela rua escura e apontando a câmera para o céu, a formiga se descuidou e caiu em um poço, e lá ficou gritando por socorro. Nisso, um bêbado passou pelo local e ouviu os gemidos da formiga. Aproximou-se do buraco e, ao saber do incidente, disse: “Minha cara, você se ocupa em contemplar o que há no céu e não enxerga o que está na terra?”
O avarento
Um avarento pulsava diariamente tirando print de tudo o que aparecia em seu feed, guardando-os num enorme banco de dados que ele não dividia com ninguém e que ele mesmo não usava. Para proteger seu tesouro, ele trocava sua senha de acesso todos os dias, sempre depois de checar se as informações continuavam ali guardadas. Um dia, o avarento passou muito mal e precisou ir ao hospital, onde ficou internado. Quando saiu de lá, seu banco de dados havia sido interceptado e seus prints foram todos vazados. Chorando muito, ele ligou para um consultor, perguntado o que poderia ser feito, e ele respondeu: ora, comece um outro banco de dados do zero, e faça de conta que é o mesmo de antes. Ele terá a mesma serventia que o outro, haja visto que você não tirava dele nenhum proveito.
As big techs e o vagalume
Estavam as grandes empresas de comunicação deliberando sobre o poder real, quando o GAFAM achou que merecia ser aclamado como líder supremo por causa de sua tecnologia mais avançada. Como as empresas menores estavam dispostas a votar nele, um vagalume perguntou: mas se você for nosso rei, como vai nos socorrer caso a energia elétrica acabe um dia completamente?
bottom of page