top of page
Buscar

Exibição de "Das Unheil" no Líbero Luxardo em Belém

  • Michel Schettert
  • 13 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 27 de jan. de 2023

Depois de exibições no Rio e São Paulo, filme alemão encerra o ano 2022 em Belém

Com apoio da CEG Casa de Estudos Germânicos de Belém (DAAD - Instituto Goethe), da Cinemateca do MAM-Rio e da Cinemateca de Frankfurt, O Cine Líbero Luxardo fará, nesta quinta-feira, 22, às 19h, uma exibição comemorativa dos 50 anos do filme DAS UNHEIL, filme alemão produzido por uma equipe de fotógrafos brasileiros -- Dib Lutfi (1936-2016) e Lauro Escorel (1950-) -- e dirigido pelo elogiado Peter Fleischmann (1936-2021). Segundo Glauber Rocha, o cineasta seria o grande ícone do Cinema Novo Alemão. ENTRADA FRANCA.


Em Das Unheil conta-se a jornada de um jovem estudante filho de pastor, que vive numa cidade da Alemanha Ocidental, onde a poluição e a tensão política aumentam a cada dia. O jovem Hille procura seu lugar no meio de diferentes crises, a família conservadora, os amigos revolucionários e suas paixões íntimas, narradas em off. Um filme ainda atual que aborda os fluxos da juventude.


Este projeto está no âmbito da pesquisa curatorial de Michel Schettert sobre o diretor de fotografia Dib Lutfi, considerado um dos 5 maiores câmera-na-mão do mundo.


Ele foi também premiado no Primeiro Festival de Cinema de Belém, em 1974, com a melhor cinematografia do filme A Noite do Espantalho (presente em Cannes no mesmo ano). A última passagem de Dib Lutfi por Belém foi em 2008. Na ocasião, dava um curso de 80h sobre cinematografia no IAP.


Esperamos por vocês em nossa última sessão de 2022.


 
 
 

Comments


bottom of page